Sobre

A história tem muito o que nos ensinar. Através dela podemos ver acontecimentos que nos fazem pensar e tomar a direção correta para o futuro que desejamos.

Quando olhamos para o norte da África, podemos ver um pouco da semente do Evangelho, principalmente entre o povo Bérbere. Foi também nessa região que apareceram famosos líderes religiosos como Tertuliano, Cipriano e Agostinho. Até mesmo na Bíblia (livro de Atos) um norte-africano é citado como um dos líderes da Igreja primitiva: Lúcio de Cirene, atual Líbia (At.13:1).

É possível ver uma certa herança cristã. Porém, nos séculos IV e V sobreveio uma enorme dificuldade sobre a Igreja local, problemas esses que nos assolam nos dias atuais: centralização do poder, divisão, politização e falta de visão missionária. Um “prato cheio” para que uma invasão acontecesse, desviando-os de Cristo e fazendo hoje do Magreb uma das regiões mais não alcançadas pelas boas novas de Jesus. A região também é conhecida como a “terra da igreja desaparecida”.

Mas como o sangue dos mártires é a semente da igreja (frase de Tertuliano, um magrebino), o Senhor tem feito coisas novas. Diante da perseguição e governos irredutíveis, Deus tem levantado novamente Sua igreja em vários lugares. Agora, não institucionalizada, mas nas casas. Muitas são as lutas, consequentemente, muitos os milagres. Árabes se rendendo à Jesus, bérberes sendo levantados pelo Pai. Um missionário que trabalhou por cerca de 20 anos entre muçulmanos relata que “o Espírito de Deus está se movendo através do mundo muçulmano. Estamos vivendo dias de gestação”. As igrejas norte-africanas agora são nas casas, em reuniões “secretas”, sobre forte ameaça do governo e da sociedade. Cristãos continuam sendo perseguidos, apesar das mudanças políticas que estão acontecendo recentemente.

Qual será então o nosso papel?

Foi através do sonho de ver Sua igreja implantada entre os povos do norte da África que nasceu o Movimento Magrebe. Somos um grupo de pessoas que oram e jejuam pelo restabelecimento do Reino na região, através do contato com irmãos e irmãs nossos que sofrem por causa de sua fé. Queremos compartilhar notícias e pedidos de oração para municiar a igreja de Cristo em outros lugares para orarem por estes irmãos e irmãs.

Nosso pedido é que você seja um conosco, fazendo parte dessa rede pelas Boas Novas na África do norte. Com a tua ajuda, tua igreja, teu grupo denominacional, podemos fazer – juntos – muito mais pelo Reino de Deus. Você pode compartilhar pedidos de oração, ver como alguns projetos são realizados na região, ter notícias atualizadas dessa parte do mundo que tem fome e sede de mudança. A África do norte tem vivido por momentos nunca esperados antes, cremos que precisamos ter os olhos do Pai para entender o que está acontecendo e como podemos aproveitar as oportunidades que estão sendo criadas. É por isso que existimos.

Seja bem vindo ao Movimento Magrebe!

Nossa declaração de fé é baseada em um movimento importante da história de missões. Por crer na importância da mesma, que influenciou grande movimentos da Igreja do Senhor Jesus, fazemos um “eco” ao manifesto que foi dito e assinado em 1974. Confira a “nossa” declaração de fé:

NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ